Tem um negócio no segmento de varejo, mas não sabe como potencializar os resultados das vendas? Não se preocupe! Neste artigo, falaremos exatamente sobre como aumentar as vendas no varejo.
Este setor que, em 2020, enfrentou a dura crise do novo coronavírus, demonstrou resiliência e capacidade de reinvenção. Não é à toa que, em julho de 2020, mesmo em meio à crise, as vendas do comércio varejista cresceram 5,2%, na comparação com junho, engatando a 3ª alta mensal consecutiva. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo portal G1.
Entender como fazer um negócio decolar (mesmo em meio a crises) é essencial para quem investe no setor comercial. Por isso, preparamos 6 dicas de ouro para te ajudar a descobrir, de uma vez por todas, como aumentar as vendas no varejo:
- Crie presença nas redes sociais
- Faça parcerias com figuras influentes
- Invista em um atendimento exemplar
- Treine a equipe
- Venda soluções, e não produtos
- Ofereça experiências inesquecíveis
Boa leitura!
O papel do varejo na economia brasileira
De acordo com o estudo O papel do varejo na economia brasileira, o setor de varejo é responsável pela mais expressiva fatia do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil.
Para você ter uma ideia, de acordo com o IBGE, o Consumo das Famílias em 2019 foi de R$ 4,75 trilhões, com crescimento de 1,8% sobre o ano anterior (Consumo das Famílias é a principal referência do volume que o varejo como um todo movimenta no país).
Esse consumo representa um impacto de 65% no PIB de R$ 7,3 trilhões, tendo como base os números do ano de 2019.
Impressionante, não é mesmo?
Se este é o seu setor de atuação saiba que, ao impulsionar o seu negócio, entendendo como aumentar as vendas no varejo, você está gerando impacto diretamente no PIB do país!
O varejista MEI
Dentro do sistema CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o varejista encontra uma série extensa de possibilidades de atuação como Microempreendedor Individual. Precisamente, o sistema oferece 87 possibilidades de atuação dentro das categorias Carros, Bens e Serviços
Para conhecer cada delas, leia a pesquisa O papel do varejo na economia brasileira ou consulte o portal CONCLA, do IBGE.
Como aumentar as vendas no varejo? 6 dicas
Se você está interessado em dicas práticas sobre como aumentar as vendas no varejo, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas! Conheça os 6 principais pontos de atenção para colocar o seu negócio entre os mais buscados e escolhidos pela clientela.
1. Crie presença on-line
Nossa primeira dica para entender como aumentar as vendas no varejo é criar presença no mundo digital.
Em um contexto altamente informatizado como o nosso, a maioria da sociedade já tem acesso à internet. Para você ter uma ideia, de acordo com
o IBGE, 134 milhões de brasileiros já acessam a rede mundial de computadores — o equivalente a 75% da população.
Além disso, 97% dos consumidores buscam informações on-line antes de adquirir um produto ou contratar um serviço.
Por isso, considere a ideia de montar um plano de marketing digital para a sua empresa e invista na presença on-line, especialmente nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e YouTube.
2. Faça parcerias com figuras influentes
Nossa segunda dica é um complemento à primeira. Afinal, como aumentar as vendas no varejo com presença digital, mas sem fazer boas parcerias?
É fato que o marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade de consumo. E os influenciadores digitais — figuras célebres da internet que usam sua imagem para promover produtos e serviços, além de compartilhar partes de sua rotina — são peças-chave nesse processo.
De acordo com uma pesquisa divulgada , 76% dos consumidores são impactados por influenciadores digitais. Isso significa que ¾ de todos os internautas que assistiram a uma publicidade feita por um influenciador tomou uma decisão de compra favorável à marca divulgada.
Entende a potência deste dado?
3. Invista em um atendimento exemplar
Além de investir em presença digital, é fundamental preparar o setor de vendas para cada objetivo da empresa, como aumentar as vendas no varejo ou multiplicar o faturamento do negócio. Afinal, de nada adianta captar clientes interessados e não ter um atendimento preparado para converter interesses em vendas efetivas, não é mesmo?
Algumas dicas para um atendimento exemplar que servem para vendas on-line, em pontos de venda
- Ouça a demanda dos clientes antes de enchê-los de ofertas;
- Ajuste o discurso de vendas às necessidades do consumidor;
- Seja ágil no retorno às solicitações;
- Acompanhe o percurso do cliente durante a venda, mas não adote um comportamento invasivo. Vendedores consultivos fecham mais negócios!;
- Use argumentos de vendas verdadeiros.
4. Treine a equipe
Muito se engana quem pensa que, para aumentar as vendas no varejo, basta criar estratégias “da porta para fora”. É preciso desenvolver os membros da equipe e garantir que estejam adaptados às tecnologias e processos do negócio.
Seja o seu negócio um empreendimento individual ou uma pequena Empresa é imprescindível treinar os colaboradores e criar padrões de atendimento.
Como resolver as pendências de sua empresa
Felizmente, a tecnologia pode tornar esse processo simples, especialmente para empresas que operam remotamente. Com a ajuda da educação a distância , treinamentos podem ser ministrados de forma inteiramente on-line.
5. Venda soluções, e não produtos
Nossa quinta dica para aumentar as vendas no varejo está relacionada à estratégia do negócio: venda soluções, e não produtos.
Pense com a gente: o que vem primeiro, a necessidade de resolver um problema ou a demanda por um produto específico?
Se você respondeu a primeira, está com toda a razão! Muito antes de saber que deseja um produto, o consumidor sabe que precisa resolver um problema. Sendo assim, empresas que direcionam seus esforços de vendas a oferecer soluções, e não produtos, saem na frente dos demais.
Portanto, se você trabalha com um varejo de calçados, não venda sapatos; venda conforto, praticidade ao percorrer longas distâncias, caminhadas sem dores nos pés e machucados, e por aí vai.
6. Ofereça experiências inesquecíveis
Por fim, não podemos encerrar este artigo sobre como aumentar as vendas no varejo sem falar sobre uma das mais relevantes estratégias do momento: a experiencia do Cliente
Apesar de trazer uma série de benefícios para empreendedores e consumidores, a tecnologia também modificou os padrões de comportamento do consumidor — um desafio dos grandes para as empresas.
Agora, mais do que adquirir produtos, os compradores desejam viver experiências de compras agradáveis. E isso engloba todo o processo de compra, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.
Por isso, planeje momentos especiais para a jornada de compra dos seus clientes. Ofereça facilidades durante o processo de escolha (um catálogo de produtos online, por exemplo, faz com que o consumidor decida o que comprar sem ter que perguntar sobre todas as opções disponíveis ao atendente), amostras grátis para experimentação e descontos ou benefícios para clientes fidelizados.
O resultado imediato de uma experiência de compra satisfatória é a indicação a novos clientes.